Vasco da Gama da Vidigueira e FC Serpa deverão continuar a ser as duas únicas equipas do distrito de Beja no Campeonato de Portugal em 2023-2024, depois de FC Castrense e Mineiro Aljustrelense terem rejeitado o convite para ocupar a vaga do campeão distrital Despertar.
Segundo apurou o “CA”, devido à impossibilidade da equipa bejense subir de divisão, uma vez não ter feito a necessária inscrição atempadamente junto da Federação Portuguesa de Futebol, a Associação de Futebol de Beja (AFBeja) convidou, em primeira instância, o vice-campeão FC Castrense para ocupar essa vaga.
Contudo, os responsáveis pelo emblema de Castro Verde acabaram por declinar o convite.
O mesmo aconteceu com o terceiro classificado Mineiro Aljustrelense, convidado em seguida pela AFBeja, numa decisão aprovada pelos sócios na terça-feira, 30, em Assembleia Geral.
Face a estas duas recusas, é quase certo que não vai subir nenhuma equipa da 1ª divisão distrital de Beja ao Campeonato de Portugal.
A confirmar-se este cenário, em 2023-2024 serão 13 as equipas a disputar o “Distritalão”, uma vez que nesta quarta-feira, 31 de maio, em Assembleia Geral da AFBeja, os clubes presentes aprovaram a manutenção do Desportivo de Almodôvar na competição.
Assim, na próxima época a 1ª divisão distrital deverá contar com as equipas do Despertar, FC Castrense, Mineiro Aljustrelense, Renascente de São Teotónio, Moura AC, Sp. Cuba, Piense, Milfontes, Odemirense, Penedo Gordo e Desportivo de Almodôvar, às quais se juntam as promovidas Mértola United e Aldenovense.
NOTA: Notícia atualizada às 20h11 de quinta-feira, 1 de junho, com a decisão da AFBeja, aprovada em Assembleia Geral, de manter o Desportivo de Almodôvar na 1ª divisão distrital em 2023-2024 e com a inclusão do Despertar nas equipas da próxima época, em falta por lapso que lamentamos.