Um total de 382 cabazes alimentares e cerca de mil brinquedos começaram a ser distribuídos esta quinta-feira, 19, às famílias carenciadas do concelho de Odemira.
Desenvolvida no âmbito da campanha “Aliados do Natal”, a iniciativa é promovida pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira e conta com o apoio da autarquia local, das juntas de freguesia e de algumas empresas, visando apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade económica e devidamente sinalizadas pelas várias entidades com intervenção no território.
Fonte municipal adianta ao “CA” que em 2013 as doações feitas ao abrigo da campanha “Aliados do Natal” – seja em alimentos ou em apoios monetários utilizados para a aquisição de bens no comércio local – permitiu a constituição de 432 cabazes de Natal, “recheados de bacalhau, azeite, leite, arroz, enlatados e bolo-rei”, num total aproximado de quatro toneladas de alimentos.
“À semelhança dos anos anteriores, foram também recolhidos mais de 1.000 brinquedos, que serão oferecidos a crianças de famílias carenciadas, sendo depois esta acção alargada a todas as crianças, inspirando a partilha e o espírito de Natal na comunidade”, acrescenta a mesma fonte.
Os cabazes estão agora a ser distribuídos a 382 famílias do concelho através das 13 juntas de freguesia, enquanto que a TAIPA assume a entrega dos cabazes às famílias abrangidas pelo gabinete de apoio à comunidade de pescadores de Azenha do Mar e junto das famílias de imigrantes.
Além dos 382 cabazes distribuídos no concelho de Odemira, a TAIPA fará a entrega de 50 cabazes alimentares a famílias carenciadas de Aljezur, no âmbito do patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de São Teotónio.
