A vila de Castro Verde vai ser “ponto de encontro” para famílias atípicas de várias regiões do país neste sábado e domingo, dias 6 e 7, para a partilha de experiências, convívio e valorização da diferença.
O Encontro de Famílias Atípicas tem como mote “Famílias com Diferenças – Corações sem Fronteiras” e tem por objetivo “celebrar a diversidade familiar e promover a inclusão social, num ambiente acolhedor e descontraído”, explica a Câmara Municipal.
“Este encontro pretende sensibilizar a sociedade para as realidades das famílias atípicas – aquelas que, por motivos diversos, não seguem os modelos familiares tradicionais – promovendo a empatia, o respeito e o apoio mútuo”, acrescenta a mesma fonte.
A iniciativa é organizada pela Associação Atípicas, em parceria com a Associação para Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil e Juvenil (APADIJ), de Castro Verde, e com o apoio da autarquia e da União de Freguesias de Castro Verde e Casével.
O encontro arranca no sábado, 6, com um jantar-convívio pelas 19h30, seguido de um serão no IV Festival Castro Mineiro, que decorre neste fim de semana na localidade.
No domingo, 7, a partir das 11h00, os participantes poderão desfrutar de uma série de atividades, como uma visita turística pela vila de Castro Verde, passeios de trishaw, atividades lúdicas e um almoço-convívio nas piscinas municipais.
O dia terminará novamente no festival Castro Mineiro, “reforçando a ligação entre a comunidade local e os visitantes”.












