José Duarte Albino, que liderou a Caixa Agrícola de Aljustrel e Almodôvar durante 55 anos, faleceu esta sexta-feira, 3, aos 97 anos, confirmou ao “CA” o presidente da instituição bancária que opera nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar e Castro Verde.
“Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia da morte do Dr. José Duarte Albino. Ficará sempre na nossa memória a pessoa que ele era e o seu contributo, ao longo de mais de meio século, para a nossa instituição e para esta comunidade”, diz Orlando Felicíssimo.
Natural do concelho de Aljustrel, onde nasceu a 10 de maio de 1927, José Duarte Brando Albino era médico veterinário de formação e trabalhou muitos anos nesta área como profissional liberal em várias explorações agropecuárias da região.
Em 1964, com 37 anos, foi eleito presidente da então Caixa Agrícola de Aljustrel, que tinha sido fundada, em 1911, pelo seu avô, Manuel Joaquim Brando.
Acabou por exercer funções durante 55 anos, até 25 de julho de 2019, altura em que assumiu um cargo honorífico vitalício na instituição.
A par da sua atividade como gestor na Caixa Agrícola de Aljustrel e Almodôvar, José Duarte Albino também foi quadro do Ministério da Agricultura, onde liderou a Comissão Transitória dos Perímetros de Rega do Roxo e Odivelas e ajudou à criação do Agrupamento de Defesa Sanitária do Campo Branco.
A par da atividade profissional, José Duarte Albino sempre esteve ligado ao movimento associativo em Aljustrel, tendo exercido cargos em instituições como a Cooperativa Agrícola do Roxo ou a Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, em Messejana.
O futebol foi outra das suas “paixões”, tendo sido presidente do Mineiro Aljustrelense durante 24 anos.
Ao longo da sua vida foi distinguido com a Medalha de Honra Dourada do Município de Aljustrel, sendo ainda sócio-honorário da Cooperativa Hortofrutícola do Roxo e do Mineiro Aljustrelense, e sócio de honra da Associação de Agricultores do Campo Branco.
Em 2014 lançou o livro Alentejo Rural – Memórias de José Duarte Albino.
O funeral de José Duarte Albino realiza-se neste sábado, 4, pelas 15h00, no Cemitério Municipal de Aljustrel.
O “CA” apresenta as suas sentidas condolências à família de José Duarte Albino e à Caixa Agrícola de Aljustrel e Almodôvar.