Neves-Corvo. Faleceu fundador da Lundin Mining, proprietária da Somincor

O fundador e ex-presidente da empresa Lundin Mining, proprietária da Somincor (que tem a concessão das minas de Neves-Corvo), Lukas H. Lundin, faleceu na terça-feira, 26, aos 64 anos, vítima de cancro, anunciou a multinacional sediada em Toronto (Canadá).

Em comunicado enviado ao “CA”, a Lundin Mining sublinha que, ao longo dos “últimos 40 anos”, Lukas H. Lundin foi “uma força motriz por trás do tremendo sucesso das empresas do grupo”, que empregam mais de 15 mil pessoas em todo o mundo.

O agora falecido Lukas H. Lundin fundou a Lundin Mining, juntamente com o seu pai Adolf, na década de 1990 do século passado, tendo sido membro do conselho de administração e presidente da companhia por mais de 25 anos, deixando o cargo em maio deste ano.

Numa declaração conjunta, os filhos de Lukas H. Lundin, Adam, Jack e William, afirma que o pai foi a sua “maior inspiração”.

“A sua paixão pelas indústrias às quais ele dedicou sua vida era incomparável” e “sempre se esforçou para capacitar aqueles que trabalham com ele e continuamente nos empurrou para olhar mais alto. Não poderíamos ter um pai e um mentor melhor”, acrescentaram.

Citado no comunicado da Lundin Mining, o atual presidente e CEO da empresa, Peter Rockandel, reconheceu que o sucesso da companhia se deve “diretamente à extraordinária visão estratégica de Lukas [H. Lundin], igualada apenas pelo seu impulso incansável”.

“A sua orientação e apoio aos colegas farão muita falta, no entanto, a sua ambição e visão de criar uma empresa de metais básicos de classe mundial continua viva”, acrescentou.

A Lundin Mining tem sede em Toronto (Canadá) e opera nos continentes europeu e americano, sendo proprietária das minas de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde.

A empresa detém ainda as minas de Candelaria (Chile), Chapada (Brasil), Eagle (EUA), Josemaria (Arghentina) e Zinkgruvan (Suécia).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima