Faleceu D. Manuel Falcão, bispo emérito de Beja

Faleceu D. Manuel Falcão

O bispo emérito de Beja, D. Manuel Falcão, de 89 anos, faleceu esta terça-feira, 21, ao princípio da manhã, no Paço Episcopal, revelou ao "CA" fonte da Diocese de Beja.
“Com sentimentos de amizade e solidariedade cristã comunico que na noite de 20 para 21 de Fevereiro adormeceu no Senhor, na Casa Episcopal de Beja, na sua cama, o nosso querido D. Manuel Franco de Oliveira Falcão”, frisou o actual bispo de Beja, D. António Vitalino, em declarações à Agência Ecclesia.
O corpo de D. Manuel Falcão será velado na Sé de Beja, a partir desta tarde, sendo que as exéquias solenes se iniciam às 10h30 de quarta-feira, 22, realizando-se de seguida o funeral para o cemitério de Beja.
Natural de Lisboa, onde nasceu a 10 de Novembro de 1922, D. Manuel Falcão licenciou-se em engenharia mecânica e foi ordenado sacerdote em 1951 pelo cardeal-patricarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira.
Em 1966 foi nomeado bispo-auxiliar do Patriarcado de Lisboa, sendo ordenado bispo a 22 de Janeiro de 1967 por D. Manuel Gonçalves Cerejeira.
Foi o Papa Paulo VI quem nomeou, a 27 de Novembro de 1974, D. Manuel Falcão como bispo-coadjutor com direito de sucessão na diocese de Beja, assumindo plenamente o governo da diocese e passando a bispo residencial a 8 de Setembro de 1980, após a resignação de D. Manuel dos Santos Rocha.
Como bispo, D. Manuel Falcão destacou-se por ter estabelecido um diálogo "crítico e objectivo" com a sociedade baixo-alentejana e por ter criado, em 1984, o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, cujo trabalho de recuperação e conservação do espólio da diocese de Beja tem recebido bastantes elogios e prémios.
D. Manuel Falcão foi bispo de Beja até 25 de Janeiro de 1999, altura em que resignou ao cargo e passou a bispo-emérito, tendo sido sucedido pelo actual bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas.
O "CA" envia à família de D. Manuel Falcão e à diocese de Beja as suas sentidas condolências.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima