FACECO mostra potencial de Odemira

FACECO mostra

Este fim-de-semana todos os caminhos vão dar a São Teotónio, que recebe a 23ª edição da FACECO – Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.
“Espero que seja uma feira dinâmica e alegre, um encontro de gerações com muita gente a regressar à sua terra. Mas também a prova de que em tempo de crise o concelho de Odemira resiste, é dinâmico e tem capacidade de gerar novas iniciativas”, revela ao “CA” José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira.
Promovida pela autarquia odemirense em parceria com a Junta de Freguesia de São Teotónio e o apoio de diversas entidades, a FACECO tem este como tema central a água, em virtude de em 2013 se assinalar o Ano Internacional das Nações Unidas para a Cooperação pela Água.
Nesse sentido, o programa da feira integra diversas iniciativas ligadas ao tema, com destaque para os debates “Águas santas: usos medicinais das águas no mundo rural” (sábado, 20, às 11h30) e “A água como fator estratégico para a sustentabilidade regional” (também no sábado, 20, mas às 15h00).

Programa intenso
A 23ª edição da FACECO arranca oficialmente às 17h00 desta sexta-feira, 19, sendo que durante a cerimónia a Câmara de Odemira vai apresentar o novo filme promocional do concelho, intitulado “Planície, serra e mar, num Alentejo singular”.
Os espectáculos musicais são, de novo, um dos principais atractivos da FACECO 2013, que tem um programa intenso e capaz de agradar a “gregos e troianos”.
Mónica Ferraz é a primeira a subir ao palco da feira (esta sexta, 19), seguida d’Os Azeitonas (sábado, 20) e Emanuel (domingo, 21).
Pelo meio, entre as 14h00 e as 20h00 de 21 de Julho (domingo), a SIC transmite a partir do recinto da feira o programa “Portugal em festa”, com Rita Ferro Rodrigues e José Figueiras.
O programa cultural da FACECO inclui ainda ao longo dos três dias espectáculos de teatro, de música tradicional, de dança e de animação de rua, além de algumas iniciativas desportivas.
À imagem dos anos anteriores, o artesanato terá uma presença forte na FACECO, com um pavilhão inteiramente dedicado aos artesãos e artesãs do concelho, que poderão demonstrar ao vivo a sua arte secular.
Já o pavilhão das empresas vai dar destaque ao sector turístico e à campanha “Melhores Praias de Portugal”, enquanto que no pavilhão dos produtos locais o visitante poderá encontrar os melhores sabores de Odemira.
Por seu lado, o pavilhão das políticas sociais e educativas de Odemira mostrará durante a FACECO as estratégias e os projectos municipais neste sector, contando com a participação das diversas instituições particulares de solidariedade social que actuam no concelho.
Como sempre, FACECO que se preze tem também uma forte presença do sector pecuária e este ano não será excepção, com mais uma edição do concurso nacional da raça bovina Limousine (que este ano assinala as “bodas de prata”), assim como o 10º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia e o 18º Concurso Regional da Cabra Charnequeira.
Em paralelo, será também promovido o 14º Concurso de Mel.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima