A empresa Tecto Europe está a criar uma unidade de produção de canábis para fins medicinais na freguesia de Panóis, concelho de Ourique, num investimento que vai criar cerca de 50 postos de trabalho e que de deverá entrar em funcionamento durante o primeiro trimestre de 2024.
“Este investimento vai de encontro àquilo que tem sido sempre a nossa forma de trabalhar em conjunto com que pretende investir no nosso território e representa, acima de tudo, algo muito importante, que é a criação de postos de trabalho”, destaca o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro.
Em declarações ao “CA”, o autarca socialista reforça que o projeto da Tecto Europe, já em construção, permitirá a criação de muitos de trabalho “qualificados”, o que abre “novas portas para quem cá vive e convida outros a vir residir e trabalhar para o concelho”.
“Por isso, ficamos muito satisfeitos com este novo investimento, que dá um grande contributo para o desenvolvimento económico da nossa região”, afiança.
Em comunicado enviado ao “CA”, a Câmara de Ourique explica que a Tecto Europe “fabrica, produz, distribui, importa e exporta produtos farmacêuticos e componentes naturais para a indústria farmacêutica a partir de plantas naturais”.
A empresa também fabrica, produz, comercializa e exporta “produtos farmacêuticos de base e de substâncias ativas farmacêuticas que, pelas suas propriedades farmacológicas, são utilizados no fabrico de medicamentos”.
O projeto no concelho de Ourique já está devidamente licenciado pelas autoridades competentes e vinha a ser “falado com o município há bastante tempo”, acrescenta Marcelo Guerreiro.
“Tinha sido inclusive aprovado, pelo município, um plano de pormenor para aquela zona e felizmente agora [o projeto] está a materializar-se”, conclui o autarca ouriquense.