Exposição em Beja mostra linces-ibéricos "através" da objectiva de Andoni Canela

Exposição em Beja mostra linces-ibéricos "através" da objectiva de Andoni Canela

Um conjunto de fotografias de linces-ibéricos em liberdade, no seu habitat natural, captadas pelo fotógrafo espanhol Andoni Canela, vai estar em exposição no castelo de Beja a partir desta quarta-feira, 22.
A mostra, intitulada “Terra de Linces”, é promovida pela Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), em colaboração com o Município de Beja, e vai ficar patente ao público até final de Outubro.
A Câmara Municipal bejense realça tratar-se de uma exposição que reúne fotografias “verdadeiramente espectaculares de linces-ibéricos (<i>Lynx pardinus</i>) em liberdade, no seu habitat natural”.
Em itinerância desde 2010, por vários espaços de Portugal e de Espanha, a iniciativa conta já com mais de 200 mil visitantes.
As fotografias de Andoni Canela captam aquele que é considerado o felino mais ameaçado do mundo, tendo sido estimada, em 2011, uma população global de cerca de 330 elementos.
“Embora historicamente tivesse ocorrido no centro e sul da Península Ibérica, hoje encontra-se quase exclusivamente em Espanha, com algumas detecções esporádicas em Portugal”, explica a autarquia.
As causas do declínio populacional do lince-ibérico “são diversas, mas relacionam-se sobretudo com a diminuição das populações de coelho bravo, a sua presa preferida, e com a perda de habitat”.
Contudo, na sequência do desenvolvimento de acções de conservação em Espanha e Portugal, “de forma coordenada”, aparentemente “esta tendência negativa parece estar a inverter-se, tendo-se registado um pequeno crescimento populacional, desde então”, sublinha a organização.
A exposição “Terra de Linces” enquadra-se na componente de sensibilização ambiental do projecto "Iberlinx", que está a ser executado pelas portuguesas EDIA e Águas do Algarve, e pelas espanholas Junta de Andaluzia e Ayuntamiento de Valência del Mombuey.
O projecto tem o apoio institucional do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e inclui igualmente diversas acções de conservação no terreno.
Fotógrafo profissional, Andoni Canela é especializado em fotografia de natureza, tendo já vencido diversos prémios.
O seu trabalho ilustra mais de 30 reportagens da revista "National Geographic", em diferentes edições publicadas em Espanha, Portugal, Itália e França.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima