Exposição de insectos no Palácio D. Manuel (Évora)

Exposição de insectos no

“Insectos em Ordem” é o título de uma exposição interactiva e itinerante patente em Évora até 2 de Novembro e baseada em exemplares de colecções biológicas pertencentes a mais de 50 espécies de insectos.
A mostra é da responsabilidade do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, podendo ser visitada no Palácio D. Manuel, no Jardim Público da cidade.
Segundo a Câmara de Évora, trata-se de uma exposição itinerante que, de um modo interactivo, dá a conhecer um património de biodiversidade na classe dos insectos.
A iniciativa baseia-se em exemplares de colecções biológicas pertencentes a mais de 50 espécies de insectos.
Os visitantes recebem, à entrada, “um insecto conservado em resina”, sendo depois conduzidos pela mostra “até conseguirem identificar a ordem a que pertence o insecto”, ou seja, borboletas, besouros e gafanhotos, entre outras.
O desafio consiste também em que o público consiga ficar a conhecer as características e nome específico do insecto, assim como outras curiosidades sobre o grupo a que pertence.
Os visitantes, explica ainda a autarquia, “percorrem uma chave dicotómica construída no espaço expositivo”, o qual está “transformado num grande labirinto”.
Este labirinto expositivo é constituído “por caminhos que ligam as mesas de identificação aos módulos das 14 maiores ordens de insectos”, acrescenta.
A exposição propõe uma aprendizagem sobre a diversidade de insectos através de um jogo acessível a todas as idades, em que cada visitante é desafiado a ser “biólogo por uma hora”.
A proposta colocada ao público é “entrar no mundo dos insectos”, para descobrir aqueles que desconhece, “através de um método lúdico de aprendizagem” que permite “compreender a importância destes pequenos seres” para o ecossistema.
“Esta é uma oportunidade única no Alentejo de ver uma exposição que apresenta uma reconhecida qualidade científica, pedagógica e estética”, incentiva a Câmara.
Com entrada gratuita, a mostra integra o Programa de Início do Ano Lectivo 2013-2014 e é apoiada pela Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima