Exposição conta a história do Mineiro

Exposição conta a

O Museu Municipal de Aljustrel inaugura às seis da tarde desta terça-feira, 19 de Abril, a exposição “Sport Clube Mineiro Aljustrelense – Um património de Aljustrel”.
A mostra, patente até 13 de Maio, foi organizada no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que tem este ano como tema “Desporto – Património de Todos”, e dá a conhecer a(s) história(s) do clube desportivo mais representativo de um concelho onde se joga futebol desde a década de 20 do passado século.
Em Aljustrel existiram clubes como o União Foot-Ball Club (fundado em 1922), o Vitória Foot-Ball Club Aljustrelense (1923) ou o Esperança Atlético Clube (1924), até que em 1928 um grupo de jovens da terra decidiu formar o Sport Mineiro Foot-Ball Club, que mais tarde mudará o nome para Sport Clube Mineiro Aljustrelense.
Um ano depois, em 1929, o Mineiro Aljustrelense venceu o seu primeiro torneio particular contra o Estrela e o União, mas só a 25 de Maio de 1933 são aprovados os seus primeiros estatutos e formalizado o seu processo de legalização.
Com o início da II Grande Guerra Mundial, em 1939, muitos jogadores foram cumprir serviço militar ou procuraram trabalho noutros locais, o que reduziu quase por completo a actividade desportiva em Aljustrel.
Só no pós-guerra a bola voltou a ter outra vida na vila e logo na época 1948-1949 o Mineiro Aljustrelense tornou-se campeão distrital, apurando-se para as provas nacionais.
Desde então o clube não tem parado de crescer e somar títulos distritais (e até nacionais), sendo hoje um dos emblemas mais representativos da região no futebol português.
Paralelamente, a partir de 1949, o Aljustrelense foi alargando a sua actividade às modalidades de ginástica, ténis, pingue-pongue, tiro e hóquei em patins, tendo também chegado a ter secções de basquetebol, atletismo, campismo e andebol.
Em 1995 foi criada a secção de patinagem artística, que ainda hoje se mantém.
É todo este percurso que surge na mostra organizada pelo Museu Municipal de Aljustrel. Uma exposição composta por diversos cartazes que contam a história rica em acontecimentos deste clube e dos primórdios do desporto em Aljustrel e onde estarão também expostos alguns dos objectos que marcaram a história do Mineiro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima