Évora e Cáceres querem lançar intercâmbio cultural

Évora e Cáceres querem

Os municípios de Évora e de Cáceres (Espanha), cujas cidades são classificadas Património Mundial, pela UNESCO, estão a estudar a criação de um intercâmbio cultural, que pode avançar ainda este ano.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, diz que "está em cima da mesa" a possibilidade de os dois municípios promoverem "um intercâmbio de artistas" que participam nos festivais de Verão que se realizam em ambas as cidades.
"Estamos a dar os primeiros passos e numa situação ainda embrionária" de um projecto que "relevamos muito" para a promoção das duas cidades classificadas como Património da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), afirma.
O autarca refere que, numa "primeira fase", a cooperação entre os dois municípios pode traduzir-se num intercâmbio cultural e, mais tarde, resultar na criação de extensões do festival estremenho Europa Sur em Évora e do alentejano Cenas ao Sul em Cáceres.
"Temos todo o interesse em procurar encontrar um programa comum que permita, numa primeira fase, um intercâmbio entre Évora e Cáceres e, numa segunda fase, o aprofundamento desse relacionamento", salienta.
Apesar de não estar ainda "totalmente firmado", Carlos Pinto de Sá adianta que existe "uma vontade dos responsáveis das duas cidades" para que a primeira iniciativa da futura parceria se realize, em Novembro, nas comemorações dos 28 anos de Património Mundial das suas cidades.
A cidade de Évora foi classificada como Património Mundial da UNESCO no dia 25 de Novembro de 1986, enquanto a classificação da cidade espanhola de Cáceres ocorreu no dia seguinte.
O presidente da Câmara de Évora assinala ainda que, para além de Cáceres, o Município está também a estabelecer contactos com outras cidades classificadas como Património da Humanidade, em Portugal e no estrangeiro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima