Estremoz dá a provar a "cozinha dos ganhões"

Estremoz dá a provar

A "Cozinha dos Ganhões", o maior certame gastronómico do Alentejo, arranca esta quinta-feira, 28, em Estremoz, com oito tasquinhas que apresentam a gastronomia tradicional da região.
A denominação de "ganhão" era atribuída antigamente aos trabalhadores da lavoura nas herdades do Alentejo.
O certame, que decorre até ao domingo, 1 de Dezembro, no Parque de Feiras e Exposições da cidade e que atrai milhares de visitantes em procura da "rica" gastronomia da região, conta com a participação de oito tasqueiros e quatro doceiros.
A iniciativa gastronómica, com entradas gratuitas, inclui áreas nas tasquinhas destinadas a quem pretender petiscar.
O presidente do município de Estremoz, Luís Mourinha, diz à Agência Lusa que a "Cozinha dos Ganhões" pretende "contribuir para se manter a qualidade da gastronomia da região", sendo este ano reforçada com a primeira Feira da Caça – "Estremoz Caça", que decorre em simultâneo com o certame gastronómico, também no Parque de Feiras.
A "Estremoz Caça" é promovida pela Confraria dos Amigos do Campo, com o apoio do Município.
A 21ª edição da "Cozinha dos Ganhões", organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, conta ainda com vários bares, além da participação de expositores de produtos regionais e artesãos do concelho.
Trata-se, segundo a autarquia, de um evento de promoção turística do concelho de Estremoz, que tem para oferecer, durante quatro dias, "sabor, saber, tradição e convívio".
O evento vai, mais uma vez, segundo a autarquia, "apresentar o que o Alentejo tem de melhor", nomeadamente a gastronomia, produtos regionais, doçaria, vinhos, queijos, enchidos e artesanato.
Além das iguarias, o certame brinda os visitantes com espectáculos musicais e de folclore, além do Encontro de Poetas Populares do Concelho de Estremoz e a quarta edição da prova BTT dos Ganhões.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima