Vai ser uma autêntica “razia”! Da centena de freguesias que actualmente dão corpo ao Baixo Alentejo, 15 vão desaparecer por completo do mapa e outras 12 terão de ser “fundidas”, dando lugar a apenas… cinco freguesias. Ao todo, a região vai ficar com 78 freguesias, fruto do processo de organização territorial lançado em Setembro pelo Governo PSD-CDS e que deve estar concluído até ao final do próximo ano.
A base desta reforma será o Documento Verde da Reforma da Administração Local, que separa os 308 municípios do país por três escalões, consoante a sua densidade populacional. No caso do distrito de Beja, todos os concelhos integram o terceiro escalão (menos de 100 habitantes por quilómetro quadrado), que prevê apenas uma freguesia por sede de município e um mínimo de 1.000 habitantes para zonas urbanas e de 500 em áreas rurais. Neste nível, também as freguesias a três ou menos quilómetros da sede de concelho desaparecem.
À luz destes critérios, o concelho mais “afectado” no Baixo Alentejo por esta reforma será o de Beja, já que vai passar de 18 para 11 juntas de freguesia.
EDIÇÃO DE PAPEL DO “CA” MOSTRA-LHE O MAPA DAS ALTERAÇÔES PREVISTAS EM TODO O DISTRITO A REACÇÃO DOS AUTARCAS.