ESPECIAL "CA": Vinte e Sete freguesias vão ser extintas no distrito de Beja

ESPECIAL "CA": Vinte e Sete freguesias vão ser extintas no distrito de Beja

Vai ser uma autêntica “razia”! Da centena de freguesias que actualmente dão corpo ao Baixo Alentejo, 15 vão desaparecer por completo do mapa e outras 12 terão de ser “fundidas”, dando lugar a apenas… cinco freguesias. Ao todo, a região vai ficar com 78 freguesias, fruto do processo de organização territorial lançado em Setembro pelo Governo PSD-CDS e que deve estar concluído até ao final do próximo ano.
A base desta reforma será o Documento Verde da Reforma da Administração Local, que separa os 308 municípios do país por três escalões, consoante a sua densidade populacional. No caso do distrito de Beja, todos os concelhos integram o terceiro escalão (menos de 100 habitantes por quilómetro quadrado), que prevê apenas uma freguesia por sede de município e um mínimo de 1.000 habitantes para zonas urbanas e de 500 em áreas rurais. Neste nível, também as freguesias a três ou menos quilómetros da sede de concelho desaparecem.
À luz destes critérios, o concelho mais “afectado” no Baixo Alentejo por esta reforma será o de Beja, já que vai passar de 18 para 11 juntas de freguesia.

EDIÇÃO DE PAPEL DO “CA” MOSTRA-LHE O MAPA DAS ALTERAÇÔES PREVISTAS EM TODO O DISTRITO A REACÇÃO DOS AUTARCAS.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima