Esdime cria nova filial no arquipelago do Cabo Verde

Esdime cria nova filial no arquipelago do Cabo Verde

A Esdime – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, com sede na vila de Messejana, prepara-se abrir uma filial na ilha do Fogo, em Cabo Verde, tendo como objectivo a formação dos recursos humanos necessários ao desenvolvimento daquele arquipélago.
O projecto surge na sequência do protocolo de geminação assinado em 2011 entre as câmaras de Ferreira do Alentejo e de São Filipe, no âmbito do qual foram identificadas na ilha cabo-verdiana “necessidades como a falta de formadores certificados em áreas como a agricultura, o turismo e as energias”, explica o presidente da Esdime em declarações à edição de Setembro do “Jornal de Ferreira”.
De acordo com David Marques, com a criação de uma filial em Cabo Verde a instituição baixo-alentejana poderá ser acreditada pelo Governo local enquanto entidade formadora e avançar com duas acções de formação para formadores.
“A ideia é que a partir destas iniciativas de formação possam surgir entretanto novas abordagens/ acções que dêem sequência ao nível da promoção do empreendedorismo e, sobretudo, orientado sempre para a componente económica”, argumenta.
Entre os propósitos da Esdime está ainda a criação de um “plano de formações mais ambicioso para profissionais das áreas de turismo, das energias renováveis e agro-alimentar” e a “definição de um Plano Estratégico de Desenvolvimento” para a ilha do Fogo, acrescenta David Marques.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima