Esdime assinala 30 anos de trabalho no território

Esdime assinala 30 anos

A Esdime/ Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, com sede na vila de Messejana, celebra nesta segunda-feira, 18, o seu 30º aniversário, data que será assinalada ao longo do ano com inúmeras iniciativas.
“Passados 30 anos, o desafio para o futuro continua a assentar na proximidade com as comunidades, com as pessoas, com as entidades e com o território, numa intervenção que se quer inovadora e concertada”, sublinha a Direcção da Esdime em comunicado enviado ao “CA”.
Fundada em 1989, a Esdime foi pioneira na qualificação de adultos, com a implementação dos primeiros projectos de reconhecimento, validação e certificação de competências.
Entre os marcos emblemáticos das suas três décadas de existência destaca-se ainda “o diagnóstico e produção de conhecimento”, num percurso que se reflecte “numa intervenção transversal a várias áreas do desenvolvimento local, com projectos a decorrer no campo da igualdade de género e combate à violência e à discriminação, formação para a inclusão, apoio ao emprego e empreendedorismo, animação e capacitação sócio-comunitárias, valorização dos recursos silvestres e cooperação internacional”.
Actualmente a Esdime actua nos territórios de Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar, Ferreira do Alentejo e Ourique e é a entidade gestora do Desenvolvimento Local de Base Comunitária. A par disto, a cooperativa tem em curso mais nove projectos, nomeadamente o Gabinete VERA/ Vítimas Em Rede de Apoio e o “Sementes para a Igualdade”, os CLDS 3G de Aljustrel, Almodôvar e Ourique, a formação de capacitação para a inclusão, os projectos “Inov@s Fileiras” e “Coopera_RS”, e um projecto de turismo na piscina natural de Salinas, em São Filipe (Cabo Verde).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima