Escola de Rio de Moinhos (Aljustrel) vai continuar aberta em 2015-2016

Escola de Rio de Moinhos (Aljustrel)

A escola básica do primeiro ciclo de Rio de Moinhos, no concelho de Aljustrel, irá manter-se em funcionamento como pólo do Agrupamento de Aljustrel em 2015-2016.
A garantia foi dada pela Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) à Câmara de Aljustrel e, segundo adianta fonte municipal ao “CA”, “vai de encontro à vontade dos encarregados de educação de Rio de Moinhos e da autarquia, que desde Abril do presente ano vinham encetando várias diligências” neste sentido.
De acordo com a mesma fonte, durante as diligências junto da DGEstE a autarquia sublinhou, por “diversas ocasiões”, “não ter condições para garantir os transportes dos alunos desta localidade para o Centro Escolar na sede do concelho”.
Outro dos argumentos é o facto de a escola de Rio de Moinhos ter 13 alunos inscritos para o primeiro ciclo e mais 13 inscrições no pré-escolar, além do edifício reunir “condições para o desenvolvimento da atividade lectiva”, evitando a criação de mais uma turma de primeiro ciclo a funcionar fora do Centro Escolar de Aljustrel.
“Com este desfecho […] evita-se o deslocamento de crianças de tenra idade e o encerramento de mais uma instituição numa localidade que, nos últimos anos, tem sofrido com a falta de atenção do Estado Central, que tem vindo a privá-la de vários serviços públicos de proximidades, incluindo a sua Junta de Freguesia, extinta em 2013”, conclui a autarquia mineira.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima