Escassez de água preocupa empresas agrícolas do Sudoeste Alentejano

Trabalhadores no campo apanhar morangos

Um estudo da associação que representa empresas agrícolas do Sudoeste Alentejano revela que a escassez de água é a “maior preocupação”, apontando a necessidade de o Governo implementar uma estratégia nacional para a gestão dos recursos hídricos.

O estudo, realizado pela Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur (AHSA) junto das empresas suas associadas, apurou que “a escassez de água é a maior preocupação relativamente ao negócio da produção agrícola na região do sudoeste alentejano”.

Os dados do Barómetro AHSA revelam também que 94,4% das empresas inquiridas consideram a disponibilidade de recursos hídricos na sua área de produção “insuficiente”, tendo já implementado “medidas de poupança e racionamento de água”.

“A instalação de reservatórios hídricos e a melhoria dos sistemas de rega (ambas implementadas por 67% dos inquiridos), a aposta em sistemas de reutilização de água (57%) e a instalação de tecnologias para medir a humidade dos solos (44%)” são algumas dessas medidas adotadas, refere a AHSA.

Opinião

Carlos Pinto

4 de Outubro, 2024

Os delírios de um possível líder

Vitor Encarnação

4 de Outubro, 2024

Alcançar

Marcelo Guerreiro

6 de Setembro, 2024

Mais ação e menos conversa

Carlos Pinto

6 de Setembro, 2024

Saúde (muito) problemática

Vitor Encarnação

6 de Setembro, 2024

Regressos

Carlos Pinto

2 de Agosto, 2024

Uma obra mais que urgente

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima