A equipa de Beja venceu a competição feminina do Torneio Nacional de Futebol de Rua de 2025, cuja fase final decorreu na capital de distrito na semana passada, entre os dias 23 e 27 de julho.
A iniciativa, promovida pela associação CAIS em parceria com a Câmara de Beja e diversos parceiros e patrocinadores, juntou na cidade mais de 300 participantes de todo o país, contanto ainda com equipas internacionais do México e da Polónia.
Na competição feminina, a equipa de Beja conquistou o primeiro lugar, seguida por Viseu, que garantiu a segunda posição.
Já na prova masculina, a vitória foi para Aveiro, com a Madeira a assegurar o segundo lugar.
No plano individual, a atleta Jacinta, de Viseu, foi a melhor jogadora do torneio, enquanto David, de Aveiro, foi o melhor jogador na competição masculina. Foram ainda entregues os prémios “Fairplay” à equipa dos Açores, enquanto as melhores equipas técnicas foram as de Lisboa (em femininos) e de Castelo Branco (masculinos).
Em comunicado enviado ao “CA”, a associação CAIS refere que “ao longo de cinco dias, Beja foi o centro do futebol de rua em Portugal, com uma programação que foi muito além da vertente desportiva e incluiu atividades culturais, recreativas e educativas que convidaram a comunidade local e visitantes a envolverem-se numa celebração do futebol enquanto ferramenta de transformação social”.
A iniciativa teve os apoios da FIFA Foundation, UEFA Foundation, Federação Portuguesa de Futebol, IPDJ, Programa Nacional de Desporto para Todos, Agência Nacional Erasmus+ JD/CES, APAF, Fundação Lusa e Fundação Auchan, entre muitas outras entidades públicas e privadas.
A CAIS acrescenta que o futebol de rua “é um instrumento de capacitação, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que, ao longo dos últimos anos tem crescido e reunido importantes apoios, caso da FIFA Foundation”.