A empresa mineira Epiroc vai instalar-se na Zona Industrial de Aljustrel, onde será criada uma oficina de reparação de veículos de exploração mineira num terreno com uma área total de 8.988 metros quadrados.
O investimento, revelado em primeira mão pelo “CA” em Junho de 2019, prevê a construção de uma oficina com diferentes edifícios e espaços exteriores com “uma linguagem comum” e cujo projecto de licenciamento já foi aprovado pela Câmara de Aljustrel.
De acordo com comunicado da autarquia, a oficina “assume-se como edifício central do conjunto, sendo constituída por quatro baias de estacionamento e reparação de máquinas pesadas, existindo ainda uma outra zona de trabalho onde serão instaladas pontes rolantes e estão previstos compartimentos para lavagem e reparação de peças, bem como um armazém para peças e ferramentas”.
Já os escritórios serão instalados junto à oficina e com acesso directo à mesma, servindo como apoio aos trabalhadores.
Estão ainda previstas zonas de trabalho para os técnicos, áreas administrativas, copa, balneários, instalações sanitárias e uma sala multiusos, assim como uma zona de lavagem exterior, zonas de montagem e para cargas e descargas, bem como um parque de estacionamento de máquinas e de ligeiros.
A Epiroc foi fundada em 2017, na Suécia, a partir da Divisão de Construção e Minas da empresa Atlas Copco.
A Câmara de Aljustrel afirma ser “com particular satisfação” que “partilha a preferência desta empresa de dimensão mundial por este território, uma vez que o seu estabelecimento irá contribuir para o reforço do tecido empresarial e para a criação de emprego”.
A autarquia acrescenta continuar “empenhada, ainda mais em tempos difíceis como os que se vivem, em proporcionar a todos os investidores condições de excelência, apostando na sua captação e fixação”.
Nesse sentido, a Câmara de Aljustrel “enaltece o compromisso assumido pela Epiroc que, apesar da conjectura actual, não desistiu de honrar o seu compromisso de estabelecer este projecto no concelho”.