Ensemble "I Turchini" actua na Basílica Real de Castro Verde

Ensemble "I Turchini" actua na

O ensemble italiano I Turchini interpreta obras-primas da música barroca napolitana este sábado, 17, em Castro Verde, no quinto concerto do festival “Terras Sem Sombra”.
O concerto "Theatrum Sacrum: Obras-primas do Barroco Napolitano", dirigido pelo maestro Antonio Florio e com a "voz sublime" da soprano Valentina Varriale, vai decorrer a partir das 21h30, na Basílica Real de Castro Verde, refere o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHA), o organizador do festival.
Segundo o DPHA, fundado em 1987, por Antonio Florio, o I Turchini, "uma das vanguardas da cena musical italiana e europeia", devido à "originalidade dos programas" e à "adesão a uma estrita prática do desempenho histórico", é formado por cantores e instrumentistas especializados na interpretação de música napolitana dos séculos XVII e XVIII, "valorizando a descoberta de compositores desconhecidos".
No final do concerto, a organização do festival convida todos os espectadores a participarem na acção "Seguindo a Via Láctea", que inclui um percurso nocturno para observação da fauna nocturna, nomeadamente insectos, anfíbios, morcegos e aves de rapina, e de estrelas.
No âmbito do programa de preservação da biodiversidade, o "Terras Sem Sombra", associando-se à celebração do Ano Internacional da Agricultura Familiar, promove no domingo, 18, a partir das 10h00, uma acção nas hortas comunitárias de Castro Verde.
Durante a acção, músicos e organizadores do festival vão participar em tarefas quotidianas das hortas, como cavar, semear, regar e colher, e na inventariação da biodiversidade, nomeadamente de sementes, cultivares, insectos e aves.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima