Encontro Nacional de Regadio em Odemira

Encontro Nacional

A Federação Nacional de regantes de Portugal (FENAREG) e a Associação de Beneficiários do Mira promovem nesta quarta e quinta-feira, 6 e 7, em Odemira, o Encontro Regadio 2019/ XII Jornadas FENAREG. Debater o trinómio Agricultura-Ambiente-Território e os desafios dos aproveitamentos hidroagrícolas além da gestão da água são os grandes objectivos da iniciativa.
“Com os desafios das alterações climáticas e com os compromissos ambientais que nos propomos, o planeamento tem cada vez mais um papel preponderante, sendo fundamental pensar a longo prazo e encontrar alternativas e soluções viáveis”, observa o presidente da FENAREG, João Núncio.
A iniciativa, que contará com a presença da ministra da Agricultura (naquele que será o primeiro acto público de Maria do Céu Albuquerque nesta funções), assinala igualmente o 50º aniversário do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (comemorado no passado dia 10 de Maio), que actualmente tem 94% da sua área classificada como Rede Natura, o que, segundo a FENAREG, “coloca uma série de desafios do ponto de vista da articulação das entidades gestoras do território e da conciliação das actividades económicas, nomeadamente a agricultura, com a protecção do ambiente e da orla costeira.
“A gestão dos Aproveitamentos Hidroagrícolas não se cinge apenas a uma eficiente gestão da água. É necessário existir uma estratégia clara para o território”, defende o director-executivo da ABM, Manuel Amaro Figueira.
Tendo como mote “Desenvolvimento Rural e Planeamento do Território”, o encontro vai decorrer nas instalações do ZMAR, perto da Zambujeira do Mar, e arranca às 9h45 de quarta-feira, 6.
Às 10h30 será debatido o tema “O Aproveitamento Hidroagrícola do Mira: Passado, Presente e Futuro”, seguindo-se as conferências “A Agricultura e os Direitos Fundamentais: a Propriedade, o Território e o Ambiente” (11h00) e “Aproveitamentos Hidroagrícolas: Desafios para além da gestão da água. Casos práticos” (11h30).
Depois de almoço, as jornadas continuam com a sessão “Implementação dos Aproveitamentos Hidroagrícolas” (15h00) e a apresentação, por Francisco Gomes da Silva, do “Contributo para uma Estratégia para o Regadio 2050” (15h30), um estudo realizado pela empresa Agroges para a FENAREG que aponta caminhos orientadores das políticas públicas de regadio até 2050, propondo um plano de acção até 2027 e os instrumentos financeiros para modernizar o regadio em Portugal.
Segue-se a mesa-redonda “Os desafios para o regadio” (16h15) e a sessão de encerramento (18h00), onde estará a ministra Maria do Céu Albuquerque. O dia termina com um jantar de gala, pelas 20h00, para comemoração dos 50 anos do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira.
O Encontro Regadio 2019/ XII Jornadas FENAREG terminam na quinta-feira, 7, com uma visita, a partir das 9h00, às infra-estruturas do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira e a algumas explorações agrícolas locais.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima