A Câmara de Odemira promove a partir desta quinta-feira, 11 de Julho, mais uma edição do Encontro Anual de Educação, organizado no âmbito do projecto municipal ODETE–Odemira Território Educativo e que vai decorrer no cine-teatro Camacho Costa. A iniciativa, que se prolonga até sábado, 13, é dirigida à comunidade educativa local e a todos os profissionais do sector, sendo este ano dedicada ao tema “Políticas Educativas Integradas e Inclusivas”.
O Encontro começa nesta quinta-feira, 11, pelas 10h00, sendo que na sessão de abertura vão estar o presidente da Câmara Municipal, José Alberto Guerreiro, e o secretário de Estado da Educação, João Costa.
Depois, entre as 11h00 e as 13h00, o programa prevê as conferências “Educação Inclusiva: entre diferenças e desigualdades”, por David Rodrigues, e “Ubuntu, um novo paradigma educativo: educar para a independência”, por Rui Marques. De tarde falarão Iolanda Ribeiro (“Construção de trajectórias de sucesso. Onde estamos para onde queremos ir?”), Joana Alexandre (“Desenvolvimento de competências sócio-emocionais: desafios da intervenção”) e Domingos Fernandes (“Avaliar para aprender: reinventar as práticas pedagógicas, apostar na melhoria da aprendizagem”).
O segundo dia do Encontro, na sexta-feira, 12, começa às 9h30, com intervenções “A importância de brincar no desenvolvimento das capacidades adaptativas e da criatividade”, por Carlos Neto; “Um modelo de combate ao insucesso e abandono escolar”, por Pedro Cordeiro; e “As artes como um instrumento de acessibilidade e inclusão”, por Manuel Rocha. A partir das 14h30 a iniciativa passa para a Biblioteca Municipal José Saramago, para um momento de reflexão e sessão para educadores de infância do concelho de Odemira, dinamizado por Sofia Ramalho.
O Encontro Anual de Educação de Odemira termina no sábado, 13, de novo na Biblioteca Municipal, com um momento de reflexão e debate entre Carlos Neto e encarregados de educação, auxiliares de educação e a animadoras.
