A empresa intermunicipal Resialentejo, com sede em Beja, investiu mais de quatro milhões de euros em 2022, a que se devem juntar “mais de 11,5 milhões” de investimento no triénio entre 2023 e 2025.
Os valores constam do Relatório e Contas relativo a 2022 da empresa que gere o Sistema de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) de oito concelhos do distrito de Beja, já aprovado.
Segundo adianta a empresa, em comunicado enviado ao “CA”, o Relatório e Contas revela que em 2022 a Resialentejo “registou um investimento total de mais de quatro milhões de euros”, o que demonstra “um enorme crescimento deste indicador face a 2021, em que se situava perto de um milhão e 900 mil euros”.
A par disso, em 2022 a empresa obteve “um aumento de 3,2% em relação a 2021” na recolha seletiva, “disponibilizando à população mais 30 ecopontos, além da reparação e substituição de outros 20 equipamentos desta natureza”.
Atualmente a Resialentejo conta, nos oito concelhos que abrange, um total de “690 ilhas de reciclagem, correspondendo a um rácio de 125 habitantes por ecoponto”.
“Em relação às retomas de reciclados, face a 2021, o aumento fixou-se nos 4,8%, com 62 kgs de resíduos por habitante, um valor anual acima da média” nacional, nota a empresa, acrescentando que, no ano passado, “foram produzidos cerca de dois milhões de quilos de composto orgânico, comercializado integralmente para fins agrícolas na região”.
No comunicado, a Resialentejo afiança que os seus “objetivos de futuro passam por um crescimento sustentável, através de um plano de investimentos de mais de 11,5 milhões de euros para o triénio 2023-2025”.
O objetivo é “continuar a garantir a melhoria da qualidade do serviço prestado, respondendo às necessidades das populações e às exigências das metas ambientais do PERSU 2030, o documento estratégico que norteia as metas do setor”.
A Resialentejo é a responsável pelo Sistema de Tratamento e Valorização de RSU nos concelhos de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa, servindo 86.505 habitantes numa área geográfica de 6.650 Km2.
Mais informação na próxima edição do “CA”, sexta-feira, 12 de maio, nas bancas