Empresa de Estremoz lança "açordas rápidas" no mercado

Empresa de Estremoz lança

Quem gosta de açorda alentejana, mas não sabe como a preparar, tem agora a tarefa facilitada graças às “Açordas Rápidas”, um novo produto lançado por um produtor agrícola de Mora e uma empresa agro-alimentar de Estremoz.
O produto, apresentado durante a 27ª Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), é um projecto de Joaquim Arnaud, produtor agrícola de Mora que “inventou” o primeiro presunto de vaca português, e da empresa alentejana Compotas e Chutneys.
Esta açorda, segundo os criadores, apresenta-se em frasco e tem duas versões: de coentros e de poejos.
Trata-se de um preparado ao qual basta juntar meio litro de água a ferver e o complemento que se quiser, nomeadamente os tradicionais ovo escalfado e bacalhau.
Com origem num tempero pré-Romano, a açorda “atravessou o império, o tempo árabe e chegou até aos dias de hoje mantendo os mesmos ingredientes”, lembraram os criadores da ideia.
Ao longo dos séculos, este tradicional prato do Alentejo representou “um papel fundamental na cultura alimentar” da região, tornando-se “num ícone da gastronomia alentejana”.
Com o novo produto, os promotores referiram ter tentado “manter a simplicidade de paladares que esteve na génese do aparecimento” da açorda, mas introduzindo um novo formato.
“Surge este formato, num frasco de vidro que apresenta a tradição na versão contemporânea”, sublinharam.
As “Açordas Rápidas” vão ter um preço de venda ao público de 5,70 euros.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima