A EMAS – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja iniciou a aplicação de planos de segurança de água na sua rede de abastecimento, num projecto desenvolvido em colaboração com a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
Fonte da EMAS explica ao “CA” que os planos de segurança de água em sistemas públicos de abastecimento “são um instrumento essencial para a salvaguarda da fiabilidade do serviço prestado, prevendo atempadamente as medidas a tomar em caso de ocorrências anómalas de fenómenos naturais ou provocados”.
Nesse sentido, acrescenta a mesma fonte, a primeira fase da implementação destes planos na rede da EMAS foi coordenada pelo Gabinete de Controlo e Qualidade da empresa e concluiu-se com uma auditoria de avaliação pela ERSAR, “que registou com bastante agrado as medidas implementadas”, nomeadamente “as intervenções ao nível do sistema piloto utilizado e a contribuição clara para a garantia da qualidade da água fornecida”.
O trabalho realizado por este primeiro grupo dará, posteriormente, origem a um guia, editado pela ERSAR, destinado a apoiar as demais entidades gestoras na implementação dos seus planos de segurança de água.
