EMAS Beja com candidatura aprovada pelo POSEUR

EMAS Beja com candidatura

O Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) já aprovou a candidatura “Controlo e redução de perdas nos sistemas de distribuição de água de Beja-Contributos para a sua melhoria”, apresentada pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.
De acordo com o administrador-executivo da empresa, esta candidatura “enquadra-se no eixo prioritário para a protecção do ambiente e promoção da eficiência dos recursos, tendo como intervenção o ciclo urbano da água”.
Neste sentido, continua Rui Marreiros, “as intervenções e as medidas propostas, representam um investimento aproximado de 400 mil euros”, com uma taxa de co-financiamento garantida de 40%, que “permitirá tornar o serviço de abastecimento de água de Beja ainda mais eficiente e aumentar o seu grau de sustentabilidade”.
O projecto “contará com a criação de novas zonas de medição e controlo, bem como a instalação de equipamentos imprescindíveis para o controlo e gestão da rede com a monitorização de diferentes variáveis”, adianta Marreiros, considerando que estas acções, com conclusão prevista no final de 2020, “irão contribuir para uma ainda maior redução efectiva das perdas de água reais do concelho de Beja”.
O administrador-executivo da EMAS diz ainda que “a aprovação da presente candidatura assume-se como um importante contributo para a execução de investimentos fundamentais à operação” da empresa, “com impactos directos na qualidade do serviço prestado à população e para a preservação dos recursos hídricos, num contexto onde o efeito das alterações climáticas já se fazem sentir”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima