Elvas vai ter pós-graduação em regeneração urbana

Elvas vai ter pós-graduação

Um curso de pós-graduação na área da requalificação e regeneração urbana começa a ser leccionado, a partir de Outubro, em Elvas, fruto de um protocolo assinado entre quatro instituições de ensino superior e dez municípios.
A parceria prevê a instalação em Elvas de "um pólo de formação", onde vai ser leccionada "uma pós-graduação na área da recuperação e revitalização do património, que poderá servir também de primeiro ano de um doutoramento", explica à Agência Lusa o presidente da Câmara de Elvas, José Rondão Almeida.
Estão envolvidas no projecto as universidades de Lisboa e de Évora, o Politécnico de Portalegre e a Universidade da Estremadura (Espanha) e as câmaras de Alandroal, Arronches, Borba, Campo Maior, Elvas, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa e de Badajoz e Olivença (Espanha).
O autarca alentejano refere que o curso vai ser leccionado nas instalações da Escola Superior Agrária de Elvas e que as inscrições podem ser feitas, a partir do dia 1 de Setembro, em qualquer uma das quatro instituições de ensino superior.
De acordo com Rondão Almeida, as câmaras vão realizar reuniões para convidar "os seus técnicos das áreas da engenharia, arquitectura, história, arqueologia e antropologia" a conhecerem "o currículo que compõe esta acção de formação".
"O primeiro semestre do curso inicia-se no dia 1 de Outubro deste ano", adianta, revelando que as universidades e o politécnico "estão também a estudar a possibilidade de criar em Elvas um centro de formação e de investigação" na mesma área.
"Seria algo que traria para a nossa região uma mais-valia em termos daquilo que é o saber e, por outro lado, traria também uma verdadeira junção entre aquilo que são as necessidades nesta vertente tanto na Estremadura, como no Alentejo", acrescenta.
O apoio científico será assegurado pelas quatro instituições de ensino superior, o apoio técnico pela Escola Superior Agrária de Elvas e a parte logística pelos dez municípios.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Aljustrel celebra Dia de Santa Bárbara

A Câmara de Aljustrel celebra nesta quarta-feira, 4, o Dia de Santa Bárbara, “padroeira” dos mineiros, assinalando igualmente o primeiro aniversário do Parque Mineiro. As

Role para cima