Eleições Autárquicas realizam-se este domingo

Eleições Autárquicas

Será um dia apenas para decidir o futuro dos próximos quatro anos nos 14 concelhos do distrito de Beja! Neste domingo, 1 de Outubro, os baixo-alentejanos são chamados a votar para escolher os autarcas que liderarão os destinos das suas terras até 2021 e anuncia-se mais uma “dura luta” entre CDU e PS pela conquista do maior número de câmaras, assembleias municipais e juntas de freguesia em toda a região.
E numa altura em que comunistas e socialistas (juntamente com o Bloco de Esquerda) até dialogam em termos nacionais, no distrito de Beja não há margem para dúvidas: ambos querem ganhar as eleições Autárquicas de 2017.
Esta foi, aliás, a grande mensagem deixada pelo secretário-geral do PS (e primeiro-ministro) durante a sua passagem por Beja no passado domingo, 24 de Setembro, onde almoçou com mais de 700 pessoas, entre candidatos, militantes e apoiantes socialistas. “Queremos disputar a vitória em todos os municípios e freguesias”, disse António Costa.
Mas nesta “batalha eleitoral” no distrito de Beja o PS terá a forte oposição da CDU, força política maioritária na região depois das Autárquicas de 2013 (liderança em oito câmaras contra seis do PS). E a CDU vai a jogo para continuar a ganhar, promete o secretário-geral do PCP.
“Mais CDU em 1 de Outubro significará melhor resposta e melhores soluções", disse Jerónimo de Sousa na sua recente passagem pela Vidigueira.
Além de CDU e PS, só mesmo o PSD tem reais possibilidades de também cantar vitória nas eleições do domingo. Para tal, os sociais-democratas apostam as “fichas” todas na candidatura de António Sebastião em Almodôvar, que batalha para tentar reconquistar ao socialista António Bota uma câmara que geriu entre 2001 e 2013. Uma vitória em que o líder do partido já disse acreditar.
“Espero sinceramente que seja possível poder voltar a reconquistar essa câmara com o [António] Sebastião”, assumiu Pedro Passos Coelho no início do mês, na sua única passagem pela região neste período de campanha para as Autárquicas.
Quanto a CDS-PP e Bloco de Esquerda, são poucas as ambições. Ainda assim ambos acalentam a possibilidade de eleger alguns deputados nas assembleias municipais nos concelhos onde apresentam candidaturas.
Lançados os dados, resto ao povo decidir. As urnas fecham às 19h00 deste domingo, 1 de Outubro. Depois, o “CA” vai acompanhar em tempo real, através do seu site, os resultados da Autárquicas 2017 no distrito de Beja.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima