Eleições Autárquicas realizam-se este domingo

Eleições Autárquicas

Será um dia apenas para decidir o futuro dos próximos quatro anos nos 14 concelhos do distrito de Beja! Neste domingo, 1 de Outubro, os baixo-alentejanos são chamados a votar para escolher os autarcas que liderarão os destinos das suas terras até 2021 e anuncia-se mais uma “dura luta” entre CDU e PS pela conquista do maior número de câmaras, assembleias municipais e juntas de freguesia em toda a região.
E numa altura em que comunistas e socialistas (juntamente com o Bloco de Esquerda) até dialogam em termos nacionais, no distrito de Beja não há margem para dúvidas: ambos querem ganhar as eleições Autárquicas de 2017.
Esta foi, aliás, a grande mensagem deixada pelo secretário-geral do PS (e primeiro-ministro) durante a sua passagem por Beja no passado domingo, 24 de Setembro, onde almoçou com mais de 700 pessoas, entre candidatos, militantes e apoiantes socialistas. “Queremos disputar a vitória em todos os municípios e freguesias”, disse António Costa.
Mas nesta “batalha eleitoral” no distrito de Beja o PS terá a forte oposição da CDU, força política maioritária na região depois das Autárquicas de 2013 (liderança em oito câmaras contra seis do PS). E a CDU vai a jogo para continuar a ganhar, promete o secretário-geral do PCP.
“Mais CDU em 1 de Outubro significará melhor resposta e melhores soluções", disse Jerónimo de Sousa na sua recente passagem pela Vidigueira.
Além de CDU e PS, só mesmo o PSD tem reais possibilidades de também cantar vitória nas eleições do domingo. Para tal, os sociais-democratas apostam as “fichas” todas na candidatura de António Sebastião em Almodôvar, que batalha para tentar reconquistar ao socialista António Bota uma câmara que geriu entre 2001 e 2013. Uma vitória em que o líder do partido já disse acreditar.
“Espero sinceramente que seja possível poder voltar a reconquistar essa câmara com o [António] Sebastião”, assumiu Pedro Passos Coelho no início do mês, na sua única passagem pela região neste período de campanha para as Autárquicas.
Quanto a CDS-PP e Bloco de Esquerda, são poucas as ambições. Ainda assim ambos acalentam a possibilidade de eleger alguns deputados nas assembleias municipais nos concelhos onde apresentam candidaturas.
Lançados os dados, resto ao povo decidir. As urnas fecham às 19h00 deste domingo, 1 de Outubro. Depois, o “CA” vai acompanhar em tempo real, através do seu site, os resultados da Autárquicas 2017 no distrito de Beja.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima