Eduardo Moreira apresenta novo livro em Aljustrel

Aljustrel - vista

A Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe neste sábado, 9, a apresentação do novo livro de Eduardo Moreira, intitulado Aljustrel – 5000 mil anos de história, onde o autor “faz uma viagem no tempo” pelo evolução da localidade.

A obra, que será apresentada às 16h00, conta a história da localidade alentejana “desde a pré-história até à atualidade”, tendo “como base a vida social, cultural e económica” do concelho, revela em comunicado a Câmara Municipal.

O livro “centra a sua atenção também na geologia, na arqueologia e na ocupação deste território ao longo dos séculos”, pretendendo “dar a conhecer um pouco da história desta povoação, contribuindo para a preservação da identidade e da memória”, lê-se na nota.

“O objetivo é ainda desvendar as mais-valias de Aljustrel e dar a conhecer a importância da mineração em diferentes épocas, sem esquecer também o papel preponderante que a agricultura sempre teve”, acrescenta a autarquia “mineira”.

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1933, Eduardo Moreira vive em Aljustrel deste os nove meses e exerceu várias profissões, a maioria ligadas à geologia.

De acordo com o município, o autor “interessou-se, desde cedo, também pela arqueologia e foi dos primeiros a descobrir alguns dos achados arqueológicos mineiros do concelho de Aljustrel”.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima