EDIA inaugura barragem e adutor que custaram 21 milhões

EDIA inaugura barragem e

A barragem de São Pedro e um adutor de Pedrógão, estruturas incluídas no projecto Alqueva e que custaram cerca de 21 milhões de euros, são inauguradas este sábado, 22.
A barragem de São Pedro, situada perto de Baleizão (Beja), vai fornecer água a três blocos de rega do sub-sistema do Pedrógão, os quais irão abranger cerca de 20 mil hectares, explica a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA).
Segundo a EDIA, a barragem, com 24 metros de altura e um coroamento de 753 metros de extensão e sete metros de largura, cria uma albufeira com uma capacidade de 10 milhões e 800 mil metros cúbicos de água.
O adutor de Pedrógão da margem direita do rio Guadiana, com cerca de 8,5 quilómetros de extensão, liga o reservatório de Pedrógão, situado no concelho de Vidigueira, à barragem de São Pedro.
A barragem e o adutor implicaram um investimento de 20 milhões e 986 mil euros, co-financiado em 17 milhões e 487 mil euros por fundos comunitários, através do Programa Operacional de Valorização do Território, refere a EDIA.
A cerimónia de inauguração da barragem e do adutor vai decorrer a partir das 11h00 de sábado, na barragem de São Pedro, e deverá ser presidida pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva.
Também este sábado, a partir das 12h00, na Feira da Água, em Beja, a EDIA assina um protocolo de colaboração com o MARÉ – Mercado Abastecedor da Região de Évora e a Associação de Beneficiários do Monte Novo para o desenvolvimento de uma fileira de produção e comercialização de produtos horto-frutícolas.
Segundo a EDIA, a cooperação com o MARÉ e a Associação de Beneficiários do Monte Novo é “imprescindível” para “se encontrarem novas alternativas” de escoamento, comercialização e distribuição de produtos agrícolas produzidos pelos agricultores beneficiários do Alqueva.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Escola Mário Beirão reabre em Beja

A Escola Básica Mário Beirão, em Beja, reabre esta segunda-feira, 27, para os alunos dos ensinos pré-escolar e primeiro ciclo, depois que as inundações provocadas

Role para cima