EDIA inaugura barragem e adutor que custaram 21 milhões

EDIA inaugura barragem e

A barragem de São Pedro e um adutor de Pedrógão, estruturas incluídas no projecto Alqueva e que custaram cerca de 21 milhões de euros, são inauguradas este sábado, 22.
A barragem de São Pedro, situada perto de Baleizão (Beja), vai fornecer água a três blocos de rega do sub-sistema do Pedrógão, os quais irão abranger cerca de 20 mil hectares, explica a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA).
Segundo a EDIA, a barragem, com 24 metros de altura e um coroamento de 753 metros de extensão e sete metros de largura, cria uma albufeira com uma capacidade de 10 milhões e 800 mil metros cúbicos de água.
O adutor de Pedrógão da margem direita do rio Guadiana, com cerca de 8,5 quilómetros de extensão, liga o reservatório de Pedrógão, situado no concelho de Vidigueira, à barragem de São Pedro.
A barragem e o adutor implicaram um investimento de 20 milhões e 986 mil euros, co-financiado em 17 milhões e 487 mil euros por fundos comunitários, através do Programa Operacional de Valorização do Território, refere a EDIA.
A cerimónia de inauguração da barragem e do adutor vai decorrer a partir das 11h00 de sábado, na barragem de São Pedro, e deverá ser presidida pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva.
Também este sábado, a partir das 12h00, na Feira da Água, em Beja, a EDIA assina um protocolo de colaboração com o MARÉ – Mercado Abastecedor da Região de Évora e a Associação de Beneficiários do Monte Novo para o desenvolvimento de uma fileira de produção e comercialização de produtos horto-frutícolas.
Segundo a EDIA, a cooperação com o MARÉ e a Associação de Beneficiários do Monte Novo é “imprescindível” para “se encontrarem novas alternativas” de escoamento, comercialização e distribuição de produtos agrícolas produzidos pelos agricultores beneficiários do Alqueva.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima