EDIA e BES “seduzem” investidores para Alqueva

EDIA e BES “seduzem”

Captar mais investimento estrangeiro agrícola e agro-industrial para a região do Alqueva é o grande objectivo do seminário internacional que se realiza esta sexta-feira, 24, em Lisboa.
Promovido pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva e pelo BES – Banco Espírito Santo, o seminário “Investir no Potencial Agrícola do Alqueva: oportunidade única a nível europeu” vai decorrer ao longo da manhã numa unidade hoteleira da capital portuguesa e juntará cerca de 30 investidores da Alemanha, Holanda, França, Espanha, África do Sul e Angola.
“A barragem de Alqueva é o maior reservatório de água da Europa e um dos maiores importantes projectos hidroagrícolas a nível europeu. […] Há um enorme potencial produtivo por desenvolver, tanto a nível das explorações agrícolas, como da fixação de novas agro-indústrias, fundamentais para a sustentabilidade do empreendimento e para a geração de valor acrescentado na região”, sublinha ao “CA” fonte da EDIA.
O seminário arranca às 9h45 com uma intervenção de José Manuel Silva (conselheiro especial de Agricultura da Comissão Europeia), seguindo-se a palestra do presidente da EDIA, João Basto, sobre “Os desafios do Alqueva”.
Às 10h30 terá lugar a mesa-redonda “Como concretizar o potencial do Alqueva”, moderada pelo director do semanário “Expresso”, Ricardo Costa, e onde estarão à conversa Ricardo Salgado (CEO do BES), Pedro Reis (presidente da AICEP) e João Basto.
Ao meio-dia será a vez de uma mesa-redonda, novamente moderada por Ricardo Costa, sobre projectos nacionais e internacionais desenvolvidos em Alqueva, em que intervirão António Silvestre Ferreira (Sociedade Vale da Rosa), Enrique Fossi (Vergers du Soleil), Garry Hodges (McFarlan Smith) e José Saramago de Brito (Sociedade Agrícola Saramago Brito).
O seminário termina às 13h00, com o discurso da ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima