A Escola Básica (EB) 2,3/ Secundária de Ourique vai ser alvo de obras de requalificação, num investimento avaliado em cerca de 900 mil euros que será comparticipado pela autarquia local, Ministério da Educação e fundos comunitários.
Nesse sentido, a Assembleia Municipal de Ourique aprovou no início da semana a proposta da Câmara Municipal de reforço do orçamento da autarquia de 2020 em 100 mil euros, sendo que no orçamento de 2021 serão inscritos os restantes 800 mil euros.
De acordo com a Câmara de Ourique, a obra terá uma comparticipação FEDER de 85% até ao valor elegível de cerca de 655 mil euros e o Ministério da Educação, “através da celebração de um contrato-programa a celebrar” com a autarquia, “pagará 7,5% da metade da contrapartida pública nacional (15%)”. Já a Câmara de Ourique “suportará os restantes 7,5% da contrapartida nacional e o restante valor não-elegível pelo FEDER, que rondará cerca de 250 mil euros”.
“Tendo surgido uma oportunidade de financiamento da intervenção, com recurso a fundos comunitários e pagamento de parte do custo pela autarquia, Ourique colocou-se do lado da solução”, frisa ao “CA” o presidente da Câmara Municipal, lembrando que “há muito que o Município de Ourique trabalha para poder concretizar uma intervenção de requalificação da EB 2,3/ Secundária de Ourique que crie melhores condições para os alunos, os funcionários e os professores”.
“Ourique colocou-se do lado da solução, a comunidade vai ter a sua escola requalificada. Melhores condições, melhor ensino”, reforça Marcelo Guerreiro.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde