O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) decidiu suspender simbolicamente todas as actividades integradas no período de recepção aos novos alunos devido à doença súbita de uma estudante que entrou este ano para a instituição.
“Este acontecimento é sinónimo de consternação e une-nos em torno de um valor maior: o da solidariedade, projectado neste caso na acção livre, conjunta e desinteressada de todos os responsáveis, estudantes e demais colaboradores”, vinca o comunicado do IPBeja, justificando a sua decisão com o facto da instituição estar “consciente de que a situação deve merecer de todos o respeito, a reserva e a discrição exigíveis em circunstâncias desta dimensão, natureza e expressão humana”.
Ao mesmo tempo, o IPBeja garante que concentrar os seus “esforços, energias e recursos, institucionais e especialmente humanos, no apoio e solidariedade que agora são preferencialmente dedicados à aluna e à sua família, bem como a todos os seus colegas”.
Recorde-se que a aluna do IPBeja tem 25 anos e deu entrada no hospital José Joaquim Fernandes na passada quarta-feira, 26, com “problemas cardíacos não especificados”.
Segundo fonte hospitalar, a estudante já teria um historial antigo de problemas cardíacos, encontrando-se em observação na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do hospital bejense com prognóstico muito reservado.
