Distrito de Portalegre vai ter 600 quilómetros de percursos pedestres

Distrito de Portalegre vai ter 600

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) vai requalificar vários percursos pedestres no distrito de Portalegre e criar rotas no território, perfazendo um total de 600 quilómetros de trilhos a descobrir.
“O nosso sonho é ter, de facto, percursos pedestres ligados em todo o distrito, que permitam que toda a região seja visitável, fazendo ligações entre os concelhos”, adianta à Agência Lusa o presidente da CIMAA, Armando Varela.
Este é, acrescenta, "um trabalho de médio prazo, mas que, sobretudo, procura potenciar a enorme vantagem competitiva que é ter um território quase virgem e um turismo de natureza e de ar livre que ajude a desenvolver hábitos de vida saudável”.
As acções incluídas na requalificação e criação de novas rotas temáticas fazem parte do projecto “Alentejo Feel Nature”.
Trata-se de um dos projectos “âncora” da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE InMotion: Alentejo, Turismo e Sustentabilidade, que incide no Alto Alentejo e no concelho de Estremoz, no distrito de Évora.
Através da criação de rotas temáticas de percursos em natureza, a CIMAA espera conseguir promover o património cultural, arquitectónico e ambiental da região e “gerar riqueza” nas comunidades.
A CIMAA espera ainda, com o projecto “Alentejo Feel Nature”, transformar a região num "destino de excelência", sustentado em produtos turísticos e desportivos de qualidade.
A promoção e a articulação de entidades públicas e de agentes privados neste projecto, numa lógica de rede, é outra das metas a atingir.
A implementação da rede “Alentejo Feel Nature” vai proporcionar a criação de 47 percursos em todo o território, correspondendo a cerca de 600 quilómetros.
Actualmente, existem na região alguns percursos já implementados que perfazem um total de 280 quilómetros.
O valor elegível financiado por fundos comunitários, através do programa InAlentejo, para a concretização do projecto é de 600 mil euros, prevendo-se a sua conclusão em Junho de 2015.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima