Distrito de Beja tem sete candidatos a “maravilha”

Distrito de Beja

Já são conhecidos os sete finalistas regionais do distrito de Beja no concurso das “7 Maravilhas da Cultura Popular”, iniciativa que pretende reconhecer o património cultural material e imaterial de Portugal.
Os finalistas das diversas regiões foram revelados no passado dia 7 de Junho e o vencedor será revelado na quarta-feira, 8, em Cuba, com transmissão na RTP1 durante a manhã e a tarde.
O concelho de Odemira é o mais “representado” entre os sete nomeados do distrito de Beja, com a inclusão entre os finalistas do cante ao baldão acompanhado com viola campaniça (integrado na categoria “Músicas e Danças”), da construção de viola campaniça (“Artefactos) e da pesca artesanal no Litoral Alentejano (“Rituais e Costumes”).
"A nossa tradição e o nosso património cultural estão de parabéns", refere em comunicado a Câmara de Odemira, que apresentou estas três candidaturas.
A estes três “patrimónios da cultura popular” provenientes do concelho de Odemira junta-se entre os finalistas regionais do distrito de Beja as talhas de Beringel (concelho de Beja),uma candidatura conjunta entre a Câmara de Beja e a Junta de Freguesia de Beringel que tem como objectivo“promover o território aliado à tradição oleira” da vila.
“A produção de objectos de barro e de talhas, em particular, na zona de Beringel vem desde a antiguidade, como o comprovam os vestígios arqueológicos encontrados na região”, revela o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Besugo, acrescentando que hoje em dia existe“apenas um homem que preserva esta herança”, o oleiro António Mestre.
São ainda finalistas regionais das “7 Maravilhas da Cultura Popular” as botas alentejanas (Cuba), o cante alentejano (Serpa), e a abertura das talhas e o vinho de talha (Vidigueira).
Recorde-se que o concurso "7 Maravilhas da Cultura Popular" é organizado em sete categorias distintas ("Artesanato", "Lendas e Mitos", "Festas e Feiras", "Músicas e Danças", "Rituais e Costumes", "Procissões e Romarias" e "Artefactos").
A organização da iniciativa recebeu 504 candidaturas que foram avaliadas pelo conselho científico, que atribuiu o selo a 471 nomeados. Depois das galas regionais, a gala final, onde serão eleitas as "7 Maravilhas da Cultura Popular" de Portugal, irá acontecer no dia 5 de Setembro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima