Foi a 27 de novembro de 2014 que o cante alentejano foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A distinção, fruto de uma candidatura apresentada pela Câmara de Serpa e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, continua a ser celebrada ao longo dos próximos dias em diversos pontos da região.
ALMODÔVAR
O 10º aniversário da elevação do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO vai ser assinalado neste sábado, 30, pelas 17h00, na Igreja Matriz de Almodôvar. O espetáculo vai contar com a presença dos grupos corais Estevas em Flor, Vozes da Aldeia, Amigos do Rosário, Vozes de Almodôvar, Flores do Campo e Mondadeiras de Santa Cruz, todos do concelho. A estes vão juntar-se “várias personalidades com estreitas ligações ao cante”, revela a Câmara Municipal.
BEJA
“O Cante de um Povo – Passado, Presente e Futuro” é o título do espetáculo que é apresentado neste sábado, 30, pelas 21h00, no Teatro Pax Julia, em Beja. Em palco, vão estar os Adiafa, com os convidados Carlos Garcia (direção de orquestra e piano), Manuel de Oliveira (guitarra e braguesa), Inês Vaz (acordeão), Quiné Teles (percussão) e Albano Fonseca (baixo). Outros elementos em foco no concerto são a Orquestra do Cante, com uma secção de sopros composta por elementos da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense e outra de cordas formada por Fernando Arce (violoncelo), Jose Luís Moreno (viola) e David González e Alfredo Reyes (violinos). Tal como a orquestra, também vai estar em palco e foi formado de propósito para este espetáculo o Grupo Coral Pacense, com elementos, masculinos e femininos, de 11 grupos corais do concelho.
CASTRO VERDE
O cineteatro municipal de Castro Verde recebe nesta sexta-feira, 29, pelas 21h30, o espetáculo comemorativo “O Cante da Nossa Terra”, para “celebrar e valorizar esta expressão artística identitária”. Em palco vão estar os grupos corais em atividade no concelho: As Ceifeiras de Entradas, Os Cardadores da Sete e Os Ganhões de Castro Verde, aos quais se juntam o recém-criado Grupo Coral Feminino da Cortiçol, os alunos do projeto “Cante nas Escolas” e os alunos de Cante da Universidade Sénior de Castro Verde.
Para sábado, 30, está prevista uma oficina de cante alentejano “A Natureza do Cante”, que vai decorrer a partir das 16h00 no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho e inclui um lanche-convívio.
CUBA
Em Cuba as comemorações incluem a apresentação do filme “Cante alentejano da Cuba” e o espetáculo musical “O cante alentejano nas escolas”, agendados para as 21h00 desta sexta-feira, 29, no Centro Cultural da vila.
SERPA
O cineteatro municipal de Serpa recebe, pelas 19h00 deste sábado, 30, a cerimónia oficial das comemorações do 10º aniversário do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, com a participação de todos os grupos corais do concelho.