Há tradições que não morrem! E em Castro Verde, no terceiro fim-de-semana de outubro, serão milhares os que voltarão a acorrer à vila para cumprir o hábito de visitar aquela que é considerada a “maior e mais emblemática” feira tradicional do sul do país.
A edição deste ano da Feira de Castro vai decorrer entre os dias 13 e 15 de outubro, com um “mar de gente” a percorrer as ruas que vão dar ao Largo da Feira, onde estarão as tradicionais bancas de roupa e calçado, de cestaria, de artigos domésticos ou de produtos agrícolas. Também não faltarão os carrosséis, as roulottes de “comes e bebes” e um forte programa cultural preparado pela Câmara Municipal.
“A feira é a principal ‘marca’ de Castro Verde. São três dias de grande festas e encontro, que junta os castrenses na diáspora e a generalidade dos residentes. Costumo dizer que, para os castrenses, a feira é como o Natal ou a Páscoa: é um momento de reencontro e celebração das famílias e dos amigos”, sublinha ao “CA” o autarca António José Brito.
Por isso, continua, a Câmara Municipal envidou esforços para “reforçar a programação da feira” e, “com isso, fazer a festa na vila toda”. “Queremos atrair muitos públicos que, além do espaço comercial da feira, possam desfrutar de uma programação diversificada, divertida e para as famílias”, diz.
A par das bancas tradicionais, a Feira de Castro conta com um programa cultural que arranca pelas 14h00 de sexta-feira, 13, com a iniciativa “Encontros à Volta da Viola Campaniça”, que vai decorrer no Fórum Municipal, seguindo-se a inauguração da exposição “A viola de António Ruas – uma história com 150 anos”.
O evento tem na música um dos seus destaques, com as atuações de Pedro Mafama (na sexta-feira, 13) e dos “históricos” Táxi (sábado, 14) na Praça da República, sempre a partir das 22h30. Depois, a animação será garantida noite fora pelos DJ’s (e radialistas) Paulo Fragoso, na sexta-feira, e Paulino Coelho, no sábado.
O programa da feira inclui ainda, no sábado, 14, arruadas de bandas filarmónicas (às 10h00), o IV Encontro de Castrenses na Diáspora (12h30 na EB 2,3 Dr. António Francisco Colaço), a atuação do Rancho Folclórico da Ria Formosa (15h00), o já habitual desfile de grupos corais (16h00) e o 31º Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, Cante ao Despique e Baldão (21h30), organizado pela Cortiçol.
Durante os dias do evento realiza-se ainda a Feira de Aves, promovida pelo Clube Ornitológico de Castro Verde.