As localidades de Mértola e da Mina de São Domingos recebem, a partir desta sexta-feira, 20, mais uma edição do Arte Non Stop (ANS), evento organizado pela Câmara Municipal, que assinala a rentrée cultural no concelho e apresenta uma programação que abrange diferentes linguagens artísticas dirigidas a públicos de todas as idades.
Música, exposições, dança, literatura, tertúlias, cinema, teatro e oficinas são alguns dos destaques do ANS em 2024, que se prolonga até dia 29 e conta ainda no programa com “iniciativas de mediação cultural que interligam a obra e os artistas com a comunidade, contribuindo para a formação de novos públicos”, explica ao “CA” a vereadora Rosinda Pimenta.
“Além da programação geral, o programa inclui iniciativas próprias para o público escolar, em interação com a componente pedagógica e o projeto cultural de escola”, acrescenta a autarca.
O ANS 2024 arranca nesta sexta-feira, 20, pelas 18h00, com a inauguração da exposição “D’olhos no chão”, de Daniel Cardeira, no cineteatro da Mina de São Domingo, espaço que às 21h30 recebe o espetáculo de dança “Com os pés”, de Marina Nabais.
No sábado, 21, é apresentado o livro À sombra da angústia, de Jorge Serafim, ma Biblioteca Municipal (18h00), enquanto o cineteatro da Mina de São Domingos acolhe a exibição do documentário “Fragmentos de uma entropia” (19h00) e o Cine Marques Duque, em Mértola, o concerto “Cidade dos Lobos”, de José Rego (21h30).
A programação do ANS direcionada para o público escolar arranca na segunda-feira, 23, com a peça de teatro “Antiprincesas: Catarina Eufémia”, de Cláudia Gaiolas, que será apresentada no Pavilhão Expo Mértola (11h00 e 14h00). A peça será depois apresentada no dia seguinte, pelas 14h00 e 19h30, no cineteatro da Mina de São Domingos.
Na quarta-feira, 25, a partir das 19h00, são exibidos os documentários “Ana Hatherly – The Intelligent Hand”, de Luís Alves de Matos, e “Revolução”, de Ana Hatherly, no Cine Marques Duque, enquanto na quinta-feira, 26, terá lugar um encontro com a escritora espanhola Layla Martínez na Biblioteca Municipal (17h30) e a iniciativa “À noite no Mercado”, com o Grupo de Teatro Comunitário, o Grupo Comunitário de Artes Performativas e Celina da Piedade (a partir das 19h00).
Sessões de contos com Estefânia Surreia na Biblioteca Municipal (9h30, 11h00 e 14h00), uma oficina de cerâmica com Sofia Beça no Espaço Oficina de Artes (14h30), uma conversa com Sara Domingos naOficina de Tecelagem (15h00) e a peça de teatro “Desajustada”, de Vanderléia Will no Cine Marques Duque (21h30) são as propostas do ANS para sexta-feira, 27.
Já no sábado, 28, terá lugar uma oficina de palhaçaria e comicidade, com Ana Luiza Bellacosta, no Pavilhão Expo Mértola (10h00), a performance “Irmãs Bellaneiro”, de Ana Luiza Bellacosta e Elisa Carneiro, no Largo Vasco da Gama (19h30), e a apresentação da peça “Istro é tudo muito supremo”, do Grupo de Teatro Comunitário de Mértola e da Cooperativa Boa Criação, no Musical, na Mina de São Domingos (21h30).
A edição de 2024 do ANS termina no domingo, 29, dia em que está agendada nova oficina de palhaçaria e comicidade, com Ana Luiza Bellacosta, no Pavilhão Expo Mértola (10h00), e a peça de teatro “Papoilas”, de Vera Santana com a participação do Grupo Coral da Mina de São Domingos, no cineteatro desta localidade mineira (19h00).