Dia Mundial da Diabetes assinalado no Baixo Alentejo

Dia Mundial da Diabetes

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo promove a partir desta sexta-feira, 14, diversas iniciativas em todo o distrito para assinalar o Dia Mundial da Diabetes.
Pretendemos “chamar a atenção e envolver as entidades oficiais, os profissionais de saúde, a comunidade em geral e a comunicação social para a problemática da Diabetes”, adianta ao “CA” fonte oficial da Unidade Local de Saúde (ULSBA).
Em Beja, a data é assinalada a partir das 10h30, com uma sessão no auditório do NERBE, durante a qual será apresentado o Plano de Acção da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes.
De tarde tem lugar o workshop “Pão e Azeite” (14h00), é apresentada a peça de teatro “Nunca é tarde para mudar” (15h00) e realiza-se a roda humana “Unidos pela Diabetes” (16h00).
O Dia Mundial da Diabetes também é assinalado em Almodôvar, com diversas actividades pela manhã, um almoço-conívio e uma matiné dançante. Será ainda colocada uma faixa com a mensagem “Unidos pela Diabetes” e serão iluminados vários edifícios municipais com a cor azul, que simboliza a efeméride.
Em Barrancos tem lugar a “Caminhada da Saúde” (10h00).
Até ao final do mês realizam-se mais iniciativas associadas à data nos restantes concelhos da região.
De acordo dados do Observatório Nacional da Diabetes referentes a 2012, a diabetes afectava 12,9% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, sendo que no caso da área de influência da ULSBA a sua prevalência é de 9,3% da população – cerca de 11.600 pessoas.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima