Os trabalhadores da Somincor, concessionária da mina de Neves-Corvo (Castro Verde), vão fazer greve entre as 6h00 desta sexta-feira, 22, e as 6h00 de sábado, 23, no sentido de exigir que a administração da empresa aceite as suas reivindicações.
De acordo com o Sindicato do Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM), os trabalhadores da empresa exigem o “fim do regime de laboração contínua no fundo da mina” e a “humanização dos horários de trabalho”.
O estabelecimento de um protocolo entre a empresa e a Segurança Social que “permita a antecipação da idade de reforma dos trabalhadores adstritos às lavarias, pastefill e backfill, e central de betão”, a “progressão nas carreiras”, a “revogação das alterações unilaterais na política de prémios”, e o “fim da pressão e repressão sobre os trabalhadores” são outras das exigências apresentadas à Somincor.
Depois deste dia de greve, há mais duas paralisações na Somincor agendadas para a próxima semana: das 6h00 de dia 27 às 6h00 de dia 28 e entre as 6h00 de dia 29 e as 6h00 de dia 30.
