Os deputados do PS eleitos por Beja, Pita Ameixa e Conceição Casa Nova, manifestaram hoje apoio a “todas as iniciativas da sociedade civil que visem defender os interesses e direitos de Beja”, numa alusão ao alegado fim dos comboios Intercidades em Beja. Mas recusam a possibilidade de haver qualquer boicote às eleições presidenciais.
Segundo Luís Pita Ameixa, as ligações ferroviárias a Beja “devem cumprir todos os requisitos de qualidade e segurança e devem providenciar várias ligações diárias, de ida e volta, de forma a garantir o maior número de alternativas horárias de deslocação, tanto quanto seja possível”
Os deputados socialistas asseguram que “têm acompanhado sempre o processo de modernização da linha ferroviária do Alentejo” e consideram que as obras em curso “são relevantes a vários títulos e não podem ser desconsiderados”.
Neste enquadramento, Pita Ameixa sublinha que “tem havido acompanhamento e diálogo com as autarquias que representam as populações mais directamente abrangidas” e, por outro lado, adverte que o assunto “não deve ser confundido com outras matérias políticas como o acto eleitoral para a escolha do Presidente da República”, numa óbvia condenação à proposta defendida por alguns sectores de haver um boicote ao acto eleitoral de domingo.
Recorde-se que a Associação de Defesa do Património de Beja admitiu boicotar as presidenciais de domingo, apelando à abstenção ou ao voto em branco, em protesto contra o alegado fim das ligações directas de comboio Intercidades entre Beja e Lisboa.
