Deputados defendem valorização do medronho

Deputados defendem

A Assembleia da República aprovou por unanimidade uma resolução sobre a produção de medronho, em que apresenta uma série de recomendações ao Governo para a valorização da actividade.
O documento, resultante dos vários projectos de resolução elaborados pelos diferentes grupos parlamentares, defende que sejam envidados os esforços e as diligências necessárias para possibilitar a aplicação de uma taxa reduzida do imposto especial sobre o consumo à aguardente e aos licores produzidos exclusivamente com álcool feito com medronho nos territórios do Centro Interior, Norte Alentejano, sul do distrito de Beja e Serra Algarvia.
Os deputados esperam ainda que o Governo “defenda a assunpção de medidas comunitárias específicas para o apoio da plantação e exploração do medronheiro” e apoie a criação de um Fórum Nacional do Medronho, “que possa integrar os produtores, as associações, a comunidade científica, as entidades públicas e demais agentes privados”.
Apoiar a partilha da informação sobre a espécie entre a comunidade técnica e científica e os produtores e, através de mecanismos financeiros e meios técnicos, o desenvolvimento e exploração do medronheiro são outras das recomendações feitas pela Assembleia da República ao Governo.
Os deputados defendem ainda a criação de critérios facilitados para o licenciamento de alambiques que tenham em conta as características da produção de pequena e muito pequena escala.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima