Um grupo de sete deputados do PS, entre os quais o deputado eleito por Beja, Luís Pita Ameixa, questionou na passada semana o Governo sobre as condições de realização de provas escolares aplicáveis aos alunos com necessidades educativas especiais.
Segundo apurou o “CA”, as questões surgiram no seguimento de um caso denunciado numa escola de Vila Nova de Milfontes, onde uma aluna portadora de dislexia terá visto negada a possibilidade de ter apoio especial para leitura dos enunciados das provas.
Esperando que “a igualdade de oportunidades e a qualidade do ensino, para todos os alunos, sem excepção, sejam asseguradas pelo Governo”, os deputados do PS pretendem que o Ministério da Educação e da Ciência lhes revele quantos alunos com necessidades educativas especiais pediram condições especiais para a realização das provas finais do 6º e 9º ano e quantos destes requerimentos foram indeferidos pelo júri nacional dos exames.
Ao mesmo tempo, os parlamentares socialistas questionam igualmente a “tipificação e respectiva fundamentação” dos pedidos recusados, “nomeadamente no caso concreto dos alunos com dislexia”.
