O deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, questionou o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, sobre a situação de seca que afecta a região do Baixo Alentejo.
Durante a audição da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar da passada terça-feira, 19, Pedro do Carmo lembrou a preocupante situação de seca no Baixo Alentejo, “cujas consequências para as populações, para as plantações e para os animais suscitam a maior preocupação dos autarcas de Mértola, de Ourique e de Almodôvar” e “a solidariedade dos eleitos locais de Aljustrel e de Ferreira do Alentejo”.
“A gravidade da situação, numa época do ano em que a quantidade de precipitação e o volume de água no solo e no subsolo deveriam ser outras, tem gerado também grande preocupação nos agricultores e nos produtores na medida em que coloca sérios riscos à campanha de rega de 2016 e à existência de água para dar de beber aos animais”, acrescentou o eleito socialista.
Nesse sentido, Pedro do Carmo defendeu perante o ministro que “a persistência da seca deve gerar uma atenção do Governo em relação à situação, nos mesmos termos em que os fenómenos meteorológicos extremos no campo oposto merecem a atenção solidária por parte do Estado no apoio às explorações agrícolas afectadas pelo excesso de precipitação”.
Pedro do Carmo disse ainda que “numa situação de seca moderada a severa, como a que já se vive em algumas zonas do Baixo Alentejo, deve ser iniciada a preparação de eventuais intervenções de emergência em caso de agravamento da situação, como será expectável pela ausência de precipitação relevante em tempo de aproximação ao Verão”.
