O deputado do PS eleito por Beja questionou o ministro da Economia e do Emprego sobre os problemas sentidos pelas comunidades emigrantes na freguesia de São Teotónio.
Em requerimento dirigido a Álvaro Santos Pereira, Luís Pita Ameixa lembra que o “importante desenvolvimento agrícola” da freguesia “tem implicado uma forte mobilização de mão-de-obra, em parte proveniente do estrangeiro”, cuja “instalação tem gerado alguma perturbação na vida local”.
“É certo que a comunidade local é aberta à chegada de novas gentes e promove uma boa integração. Contudo, a falta de condições de base dos que chegam, trazidos pelas ofertas de emprego das referidas empresas agrícolas, ali em actividade, acaba por dificultar a convivência de todos no mesmo espaço urbano e social. Há habitações utilizadas em excesso de lotação, há famílias a viver em precárias condições higiénicas, há crianças sozinhas nas ruas e que não vão à escola ou a abandonam, aparece um número inusitado de jovens grávidas solteiras, há carências sociais gritantes”, argumenta o deputado socialista, que visitou a freguesia de São Teotónio na passada semana.
Esta situação leva Pita Ameixa a perguntar ao Governo se conhece “a problemática” verificada na freguesia e que acções têm sido (ou poderão ser) desenvolvidas “pelos competentes serviços do Estado, no sentido de debelar as insuficiências, dificuldades e problemas apontados”.
O deputado do PS questiona ainda o ministério de Álvaro Santos Pereira sobre as respostas e medidas efectivas, “administrativas e/ou legislativas”, que poderão “ser equacionadas e adoptadas para garantir a dignidade social do emprego dos imigrantes e a paz social nas comunidades de recepção”.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde