O deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, escreveu uma carta aos eurodeputados portugueses, apelando a que estes defendam em Bruxelas as características únicas do porco alentejano, essencial para a economia regional e, sobretudo, do concelho de Ourique. Em causa está a legislação comunitária, já aprovada, que prevê que a partir de 2018 seja abandonada a castração cirúrgica de porcos.
“No processo de criação do porco, a intervenção em causa é um pressuposto importante para o perfil e para a qualidade da carne gerada, que está na base da excelência única dos produtos tradicionais que são uma mais-valia desta fileira do Mundo Rural”, argumenta Pedro do Carmo na missiva.
Na carta enviada para os deputados portugueses no Parlamento Europeu, o eleito do PS lembra ainda que “a força mediática do politicamente correcto é campo fértil para uma iniciativa comunitária mais impositiva, com graves consequências para as tradições, os equilíbrios ambientais e as economias do Mundo Rural já tão fustigado por outras actualizações das abordagens da acção humana”.
“Neste quadro, perante mais esta ameaça que impende sobre o Mundo Rural português, tomo a liberdade de apelar ao acompanhamento da situação e à defesa dos interesses do país, na medida em que são importantes para as comunidades dependentes desta actividade económica”, conclui Pedro do Carmo.
