Deputado do PS de Beja questiona ministro da Saúde

Deputado do PS de Beja

O aumento de mortes em urgências hospitalares levou o deputado do PS por Beja a questionar o ministro da Saúde sobre o funcionamento dos serviços de Urgência na região.
Na pergunta apresentada esta segunda-feira, 26, a Paulo Macedo, o socialista Luís Pita Ameixa lembra que nos últimos dias têm surgido “insistentes notícias” sobre o mau funcionamento dos Serviços de Urgências no país, tendo já sido verificadas 1.900 mortes acima da média correspondente e o registo de 700 óbitos, só nos primeiros 20 dias de Janeiro, nas urgências dos hospitais portugueses.
Perante esta situação, Pita Ameixa pretende que o ministro lhe revele se durante os meses de Dezembro e Janeiro as Urgências dos hospitais José Joaquim Fernandes (Beja) e do Litoral Alentejano (Santiago do Cacém) registaram “um aumento de procura, em termos homólogos” e se “ocorreu um aumento de casos de morte nas Urgências, em termos homólogos”.
O deputado do PS questiona ainda “a evolução homóloga” desta situação nos serviços de Urgência Básica ou Avançada, nomeadamente em Castro Verde, Serpa, Moura e Odemira.
Pita Ameixa pretende igualmente saber “os tempos de espera que se têm verificado e como evoluíram os mesmos” nestes serviços, além de querer que o ministro o informe sobre se existe “alguma insuficiência ou falta importante” em matéria de instalações, material, equipamentos ou meios humanos.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima