Deputado do PS de Beja questiona ministro da Saúde

Deputado do PS de Beja

O aumento de mortes em urgências hospitalares levou o deputado do PS por Beja a questionar o ministro da Saúde sobre o funcionamento dos serviços de Urgência na região.
Na pergunta apresentada esta segunda-feira, 26, a Paulo Macedo, o socialista Luís Pita Ameixa lembra que nos últimos dias têm surgido “insistentes notícias” sobre o mau funcionamento dos Serviços de Urgências no país, tendo já sido verificadas 1.900 mortes acima da média correspondente e o registo de 700 óbitos, só nos primeiros 20 dias de Janeiro, nas urgências dos hospitais portugueses.
Perante esta situação, Pita Ameixa pretende que o ministro lhe revele se durante os meses de Dezembro e Janeiro as Urgências dos hospitais José Joaquim Fernandes (Beja) e do Litoral Alentejano (Santiago do Cacém) registaram “um aumento de procura, em termos homólogos” e se “ocorreu um aumento de casos de morte nas Urgências, em termos homólogos”.
O deputado do PS questiona ainda “a evolução homóloga” desta situação nos serviços de Urgência Básica ou Avançada, nomeadamente em Castro Verde, Serpa, Moura e Odemira.
Pita Ameixa pretende igualmente saber “os tempos de espera que se têm verificado e como evoluíram os mesmos” nestes serviços, além de querer que o ministro o informe sobre se existe “alguma insuficiência ou falta importante” em matéria de instalações, material, equipamentos ou meios humanos.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima