Delícias do chocolate para provar até domingo em Grândola

Delícias do chocolate para provar até domingo em Grândola

Mais de 10 mil visitantes são esperados na Feira de Chocolate, que arranca esta quinta-feira, 8, em Grândola, para saborear, apreciar e aprender a tirar o melhor partido deste "doce manjar".
Ricardo Campaniço, vereador do Turismo da Câmara de Grândola, explica à Agência Lusa que a realização deste evento em Novembro visa “combater a sazonalidade do turismo” e proporcionar “mais um incremento ao comércio local”, que atravessa uma “crise grande”.
O autarca considerou que a Feira de Chocolate, organizada pela autarquia pelo sexto ano consecutivo, “é uma aposta ganha”.
Segundo Ricardo Campaniço, o espaço de exposição está esgotado, com 60 expositores, notando-se “cada vez mais procura” por parte das entidades.
Com um orçamento de 30 mil euros, o responsável vincou que o evento “se paga a ele próprio”, através de apoios, patrocínios, o aluguer dos expositores e a venda de entradas, cujo valor “simbólico” é de um euro.
As portas do Parque de Feiras e Exposições de Grândola abrem-se esta quinta-feira à tarde e, até domingo, 11, os visitantes podem saborear iguarias onde o chocolate é o ingrediente principal, como licores, bombons, bolos ou crepes.
Durante os quatro dias, a gastronomia tradicional do Alentejo irá deixar-se invadir pelo chocolate e pelas castanhas, numa iniciativa que não se cingirá ao espaço da feira.
Vinte e dois restaurantes do concelho aceitaram o desafio e colocam à disposição dos clientes pratos como sopa de castanhas, medalhões de vitela estufados com castanha e batata-doce, <i>fondue</i> de chocolate com castanha ou bolo de cenoura com cobertura de chocolate preto.
As castanhas terão o seu momento alto no magusto de domingo, dia de São Martinho, quando serão conhecidos os vencedores do concurso de melhor iguaria de castanha e chocolate.
"Como os olhos também comem", estarão em exposição peças artísticas feitas de chocolate e será possível observar mestres chocolateiros a trabalhar este doce.
Outro dos motivos de interesse deste certame são as demonstrações de cozinha ao vivo, durante as quais é permitido ver, aprender e degustar.
A exposição “O Mundo do Chocolate” leva os visitantes por uma viagem pela história do chocolate e pelo processo de produção deste alimento que já foi considerado um manjar dos deuses.
As noites de sexta-feira e sábado, 9 e 10, serão animadas por Pedro Miguéis, com um tributo a Carlos Paião, e Micaela.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima