Violência doméstica, stalking ou os prós e contras das novas tecnologias de informação são alguns dos temas em debate ao longo desta quarta-feira, 25, em Odemira.
“Por uma cultura de Não-Violência: Velhos e Novos Desafios” é o tema do seminário que irá decorrer a partir das 9h00 no cine-teatro Camacho Costa, numa iniciativa conjunta da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Odemira e do GAVA – Gabinete de Apoio à Vítima e ao Agressor da TAIPA, com o apoio da Câmara de Odemira e financiamento da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género da Presidência do Conselho de Ministros.
A sessão de abertura contará com a participação do presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, representantes da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e as presidentes da CPCJ de Odemira e da TAIPA, Maria da Piedade Barradas e Telma Guerreiro, respectivamente.
O primeiro painel do seminário terá como tema “Duas estórias no masculino: violência doméstica e stalking”, com os testemunhos de António Manuel Ribeiro (vocalista dos UHF) e João Paiva Santos (professor e investigador), enquanto o segundo painel será sobre “Violência e Tecnologias: prós e contras”, com as intervenções de Tito de Morais (fundador do projecto “MiudosSegurosNa.Net”) e da blogger Peperan (da plataforma “Maria Capaz”).
De tarde, o debate começa com o tema “A Intervenção com as famílias: estratégias e limites”, com a participação da advogada Isabel Oliveira e da assistente social Elsa Machado.
O último tema em reflexão será “Motivar para a Mudança”, apresentado por Catarina Rivero (psicóloga e terapeuta familiar).
O encerramento de seminário contará com a intervenção da vereadora Deolinda Seno Luís, responsável pela área da Acção Social na Câmara de Odemira.
